REDEIRAS EM EXPOSIÇÃO NO RIO DE JANEIRO/RJ

REDES EM INVENÇÃO – LAGOA DOS PATOS (RS)

Os nossos produtos estarão em exposição e comercialização a partir de 17 de dezembro na Sala do Artista Popular, desenvolvido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura, localizado na Rua do Catete, 179 – Catete, Rio de Janeiro/RJ.

O Programa  Sala do Artista Popular, criado em 1983, trata-se de um Programa de abrangência nacional, dedicado à  pesquisa,  difusão e reconhecimento da arte popular e do artesanato de fonte tradicional, com um calendário anual de 8 exposições, destinadas à vendas.

A exposição REDES EM INVENÇÃO – LAGOA DOS PATOS (RS) será inaugurada dia 17/12 às 17 horas e contará com a presença das artesãs Karine e Adriana, apoiadas pelo Programa.  A Sala do Artista Popular conta com um ponto permanente de comercialização, e após o término da exposição de trinta dias, poderemos continuar enviando nossos produtos.

Tudo começou em final de 2012 devido ao destaque que a Bolsa Lagoa dos Patos obteve junto à Casa do Museu do Objeto Brasileiro, São Paulo/SP, quando conquistou o prêmio Objeto Brasileiro na categoria Produção Coletiva, o que motivou a antropóloga Guacira Waldeck e o fotógrafo Francisco Moreira da Costa do CNFCP a virem até nossa Colônia, em março de 2013, para realizarem a pesquisa de cunho etnográfico sobre o nosso modo de vida e da nossa atividade artesanal e o registro fotográfico. As informações colhidas e as fotografias irão decorar a Sala de exposição, bem como, estarão no catálogo juntamente com nossa história e os processos de trabalho.